Emolimoli
ti nitho na Muluku mwanene.
O
pirilampo é olho de Deus mesmo.
Introdução
Durante a guerra civil viajava-se de
noite para evitar encontros com os “irmãos do mato”: assim se
costumava indicar os adeptos da Renamo. As vantagens eram várias:
além de evitar encontros desagradáveis com os agentes da guerra
civil, viajava-se na frescura, muitas vezes ao luar descansativo e
materno, podia-se contemplar os movimentos das constelações
próprias de cada estação e saber aproximadamente a hora. Nos
primeiros meses do tempo seco sofria-se por causa do frio, do capim
alto e carregado de nevoeiro, dos rios ricos ainda de água; no meses
antes da chuva era o calor e a falta de água, por fim nos meses da
chuva a dificuldade principal era como conseguir atravessar os rios
em cheia.
A lembrança mais
agradável que aguardo das viagens durante as chuvas, é a seguinte.
Uma vez conseguímos atravessar o rio, subia-se e avançava-se na
planice e na floresta. Ao anoitecer e durante toda a noite
pedalava-se acompanhados pelos inúmeros pirilampos em dança
festiva. Quando se descansava, para uma breve refeição, dava
vontade de pegar nos pirilampos e ver a fonte da energia da luz que
emanava deles. Mas os meus acompanhadores me alertavam dizendo:
Pasope padre, emolimoli nitho na Muluku
mwanene.
Cuidaddo padre o pirilampo é o olho de
Deus mesmo.
Procurei com os pesquisadores conhecer
mais pormenores acerca do pirilampo, o que a biosofia e biosfera
xirima pensa do pirilampo. Apresento aqui uma breve síntese.
1- Emolimoli: étimo e habitat do
pirilampo
Emolimoli é um derivativo do verbo
omola que significa brilhar, luzir. O substantivo é o reduplicativo
do radical verbal, provavelmente devido ao piscar intermitente do
pirilampo. A língua xirima conhece outros dois sinónimos:
ephaniphani e emanimani, ambos mostram a mesma técnica da
reduplicação do radical.
O pirilampo é um bichinho que aparece
no começo da chuva, e durante todo o período da chuva acompanha as
noites agregando-se aos cantos dos grilos nas florestas, das aves
nocturnas nos rios e das rãs nas baixas. O seu específico é de ser
fonte de luz intermitente que brilha na escuridão da noite, piscando
acaba por mostrar até o caminho.
A biosofia e biosfera xirima considera
o pirilampo como um inimigo da escuridão, durante toda a noite trava
ininterruptamente luta contra as trevas nocturnas. Trata-se de luz
ténue, quase lunar, por nada solar, agradável até às crianças
que ao ver os pirilampos passar deixam de chorar. Também não luzi
estavelmente mas intermitentemente voando e dançando em toda a parte
e sem seguir um caminho directo.
Às vezes pirilampo pode ter sentido
de ver as estrelas, no caso de ser batido e bater a cabeça no chão
ou na pedra.
Emolimoli ti mwaxitthu onakhumelela
ni Muluku mutthulo mpaka eyita yothene,
elimwe orikarika woneya.
O pirilampo é o bicho
que surge nos inícios da chuva
até durante todo o tempo da chuva,
dificilmente visível no tempo da seca.
Emolimoli enapatxera wetta ni mwana a
Muluku,
ehuhu ya Muluku mutthulo.
O pirilampo inicia a andar com o filho
de Deus
no tempo da primeira chuva.
Emolimoli eri ntoko mwana a Muluku:
khenasuwanyeya enakhumelelaya nari
ontxaiye.
Axitthu ala ari òtikinsa okhumelela
waya
wasa nipuro ekhumalaya khanòneya..
nto ennanisuweliha sa makholo ni
ennasunka exiri.
O pirilampo é como o filho de Deus:
não se sabe donde sai e o que come.
Estes bichos são maravilhosos no seu
aparecer,
procurar o lugar donde saem, não se
encontra,
contudo nos comunica as coisas dos
antepassados.
Emolimoli mwaxitthu mukhanene,
ennnaphattuwa mwa mansi a mwamunama
ennànkha ya apwiy’aya,
khenakhuriwa, khenapankiwa mathapa.
avavaka onàrya ohiyu.
enòneya okhuma epula-mutthulo,
ehuhu ya murettele.
O pirilampo é um pequeno bichinho,
sai das fezes do animal e cheira a seu
patrão,
não se come nem presta para caril.
Voando de noite brilha
intermitentemente
vê-se desde o príncipio da chuva,
tempo da paz.
Othana ephaniphani ennalakaseya ntoko
itheneri.
ennapatta ohiyu ekhottaka miteko sa
epiphi.
De dia o pirilampo desaparece como as
estrelas,
acende-se à noite recusando os
trabalhos das trevas.
Emolimoli ti muthuko wohitutha
khenapankiwa muthuko wa mpani
khenarumiha wairese ntoko makesi.
O pirilampo é um archote que não
obceca
não consegue iluminar em casa nem
alimentar o rádio.
Moloko onalampwa watta imolimoli.
Emolimoli ennimwalela othako,
ennòneyaxa mutuphini nari mmatta.
vanaruma naphulu, emolimoli eri vavo.
O rio sagrado tem muitos pirilampos.
O pirilampo alumia a mata,
vê-se muito no mato ou nas machambas,
onde rufa a rã, o pirilampo está aí.
Emolimoli ti mwanene warya,
enahima etthu yowarya/yomwaleya:
onamwalela vari epiphi/nlitti,
khweli, khenakhulumuwa omwalela.
O pirilampo é o dono da luz,
significa algo que brilha, que se torna
luminoso,
ilumina onde há escuridão,
na verdade, não se cansa de alumiar.
Ephaniphani khenòva vari epiphi
niwoko ti mwanene omwaleya.
O pirilampo não tem medo da escuridão
porque é o dono que ilumina.
Makholo ahu annèra:
omwaleya ori ni emolimoli
ti moro wohihisa,
khenàrya ntoko nsuwa evihaka,
Os nossos antepassados dizem:
luzir é tarefa do pirilampo
é fogo que não queima,
não brilha como o sol quente.
Mwana owìnla ohiyu
onòniheriwa warya wa emolimoli
khanòva emolimoli.
hatá onnathela ni emolimoli,
niwoko khenaluma.
À criança que chora à noite
mostra-se-lhe o piscar do pirilampo,
não tem medo dele,
até brinca com ele, pois não morde.
Emolimoli khenatthariwa enaviraya
niwoko eri ntoko epheyo,
nto enovira yòniheraka/esuwelihaka
etthu enyowani.
O pirilampo não se segue onde passa
porque é como o vento,
porém passa mostrando algo de novo.
Emolimoli avavaka opisa wemela.
ennònihera ni tho ennìpithiha
ennarowa ni enannuwa ni warya
yòniheraka ephiro yotthara.
O pirilampo quando voa demora parar,
monstra e ao mesmo tempo esconde,
vem e cresce/vive com a luz
mostrando o caminho a seguir.
Emolimoli ennavava,
enalikana ni nikuruthu: khanètta
vathi.
O pirilampo voa,
é como a borboleta: não anda no chão.
Wileliwa wetta ni imolimoli.
Anoitecer é andar com pirilampo.
Emolimoli enalikana ni ehuhu:
wakuva ovira.
O pirilampo é como o tempo: passa
logo.
Onaruwana emolimoli onotapana.
Quem insulta o pirilampo, terá azar.
Yòkhala emolimoli ya mmaithoni
enòniwa ni atthu anavoreiwa maitho.
Amaniwe owitho àhòna emolimoli.
Há pirilampos dos olhos,
vistos pelas pessoas que sofrem de
conjuntivite.
Quem foi batido na cara, viu
pirilampos.
2- Emolimoli ni Muluku
Pirilampo e Deus
Sendo um bichinho nocturno e lunar, o
pirilampo no contexto da biosofia e biosfera xirima revela conotações
metafóricas directamente relacionadas com a teologia namúlica
xirima, notoriamente nocturna e lunar. Como o axioma em estudo
indica, não se trata de um bicho insignificante, criado como tudo o
resto por Deus, mas com dons e prerrogativas únicas como aquela de
emitir luz intermitente, ser fonte de luz na escuridão, ser antídoto
da trevas. A sua aparência é teófana, é passagem pontual do
mesmo Deus, é o seu olho que passa a ver e a observar, é indicação
do seu caminho, das suas mensagens, sobretudo é sinal da sua
vizinhança, amor e aliança para com o mundo e o mutthu. O pirilampo
é outro paradigma de como Deus Namuli nunca pode ser um elupa/animal
solitário, mas gosta da convivência, da sinergia simbiótica com as
suas criaturas.
Makholo yànahima wera Muluku òpanka
emolimoli yowamwalela a mminepani so Namuli,
weiwo sinkhalaya’wo.
Os antepassados diziam
que Deus criou o pirilampo
para alumiar os espíritos do Namuli
onde vivem.
Makholo annèra:
sopanka sa Muluku khasinavanyihiwa:
emolimoli evahiwe ni Muluku
wipattiha ni witxipiha.
Os antepassados afirmam:
não se discute acerca dos actos de
Deus:
o pirilampo recebeu por Deus
o dom de se acender e de se apagar.
Makholo anèra:
Muluku ori vamolimolini.,
wavirale emolimoli, Muluku ori vavo,
Muluku emolimoli, onaviraiye
khanakohiwa.
Os antepassados dizem:
Deus vive no habitat do pirilampo,
onde passa o pirilampo, Deus está aí.
Deus é como o pirilampo,
onde passa não se pergunta.
Emolimoli ti yopattuxiwa/yovaha ya
Muluku
yosareya mahala a Muluku.
O pirilampo é uma criatura/um dom de
Deus,
cheio dos seus dons.
Makholo ahu annéra:
emolimoli ti nitho na Muluku
enenero ya warya wa Muluku
ti murummwa a Muluku.
ti enenero yosiveleya wa Muluku
ti enenero ya watana ni Muluku.
Os antepassados dizem:
o pirilampo é o olho de Deus, o sinal
da sua luz,
é o seu mensageiro, o sinal do seu
amor,
o sinal da sua aliança.
Emolimoli enavara muteko
wa Muluku mwanene ohiyu,
enathonyera ephiro yotthara ya Muluku
O pirilampo faz o serviço do próprio
Deus à noite.
mostra o seu caminho a seguir.
Wavinre emanimani ohiyu,
mutthu khanawerya othonya othana,
niwoko ti exiri ya Muluku.
Onde passou o pirilampo à noite,
a pessoa não conseguem apontar de dia
pois é o segredo de Deus.
Wona emolimoli, wòna sa wirimu.
Ver/ assistir o pirilampo
é ver/assistir coisas celestiais.
Emanimani ennètta ntoko nankhwanepa,
ennahiya ephiro anavira atthu,
ti ephiro ya Muluku ni minepa sawe.
O pirilampo anda como o maluco,
deixa o caminho onde passam as pessoas,
é o caminho de Deus mesmo e dos seus
intermediários.
3- Emolimoli - Minepa
Pirilampo e os espíritos
A presença e vizinhança simbiótica
de Deus namúlico por meio do pirilampo nunca é directa, mas sempre
mediata, portanto evidenciada na sinergia dos espíritos. O pirilampo
é olho e luz não só de Deus, mas dos seus intermediários
namúlicos, maiores e minores, antigos e actuais, ausentes e
presentes. Praticamente a biosofia e biosfera xirima nas noites de
chuva vê-se percorrida, visitada por mil olhos, por inúmeros
espíritos a dançar e cantar a sua melodia cósmica com o mutthu. O
mutthu nunca pode se considerar ilha ou mónade errática e dispersa,
mas ao contemplar o esfavilio dos pirilampos, é convidado a entrar
na dança e tornar-se parte integrante da polifonia dos pirilampos.
Sobretudo no dia da morte do mutthu, a
sua ida e a sua campa não pode ser alumiada por archotes humanos,
mas só pelos pirilampos, archotes namúlicos do outro hemisfério. É
o pirilampo que indica o caminho de regresso ao Namuli, ao outro
hemisfério acompanhando o recém-defunto.
Makholo ahu annéra:
emolimoli nitho na mmwako
ti nitho na minepa so Namuli
anyi, ti muthuko wo Namuli.
Os antepassados dizem:
o pirilampo é o olho do monte,
é o olho dos espíritos namúlicos,
sim, é o archote do Namuli.
Emolimoli moro wa minepa
ti eruku ya minepa,
ti muthuko wa makholo ahu,
murettele aya ori ni emolimoli.
O pirilampo é o fogo dos espíritos,
é a sombra dos espíritos,
é o archote dos nossos antepassados,
a paz deles esta com o pirilampo.
Makholo anèra:
wavirale emolimoli, yonyowa yòkhala’vo.
emolimoli eruku enamwalela minepa
sothene,
khenavarela othana, ennètta ni minepa
ohiyu.
Os antepassados dizem:
onde passa o pirilampo, há algo de
estranho:
o pirilampo ilumina todos os espíritos,
não ilumia de dia, mas anda com os
espíritos de noite.
Emanimani musewe wa minepa sothene so
Namuli.
O pirilampo é a estrada de todos os
espíritos do Namuli.
Txome khanavara ephaniphani,
niwoko ennètta ni minepa.
O gato não pega no pirilampo
porque anda com os espíritos.
Vapantte emolimoli, minepa siri
vakhiviru
khenatthariwa nnawo.
Onde acende o pirilampo, os espíritos
estão perto,
não se seguem as pegadas.
Mmakholoni emolimoli ti muthuko
womahiye
ti muthuko w`anamakhwa,
yosiveliwa omahiye.
enamwalela nihiku nokhwa nahu.
Omahiye khonaroiwa khuhimwaleliwa.
O pirilampo é o archote do cemitério
é o archote dos mortos, gosta do
cemitério,
ilumina o dia da nossa morte,
pois no cemitério não se vai sem
sermos iluminados.
Asikhw’aka, nihiku kinakhwaka
mukimwalele mwa emolimoli: enahima sa
ekumi.
Companheiros, no dia da minha morte
ilumiai-me como o pirilampo: significa
vida.
Makholo ahu yèra:
omahiye khonaroiwa ni muthuko: olava.
Os nossos antepassados diziam:
ao cemitério não se vai com o
archote: traz azar.
Emolimoli mpuwa mwa makholo
ennamuroiha mutthu owani wa Muluku
Namuli.
Segundo os antepassado o pirilampo
leva a pessoa em casa lá de Deus
Namuli.
Mpuwa wa makholo emolimoli munepa
onanivolowiha wa Muluku Namuli.
Munepa ori mwa emolimoli
t’onaruhela ophiya wa Muluku Namuli.
Segundo os antepassados o pirilampo
é o espírito que introduz ao Namuli.
O espírito é como o pirilampo
faz chegar a Deus Namuli.
Okhwa emolimoli,
minepa sinnathanana.
Se morrer o pirilampo,
os espíritos entristecem.
4- Emolimoli ni
mutthu
Pirilampo e a
pessoa
O pirilampo é olho de Deus e dos seus
intermediários endireitado sobre o mutthu, em favor do mutthu. È
luz que ilumina, que gera outra luz em redor, no horizonte do mutthu,
indicando-lhe o caminho da luz, mesmo em situações de trevas, de
escuridão, de incerteza, de inquietação. Por isso pode ser um
remédio eficaz nas cura da conjuntivite, do Mirusi, na altura que o
mutthu chega a esgotar-se psicosomaticamente.
Sendo um bicho nocturno e lunar, o
pirilampo é também o paradigma da mulher, da sua flexibilidade e
mobilidade serpentínea e curvilínea. Por outro lado, sendo fonte de
luz que ilumina lugares e momentos tenebrosos, o pirilampo é também
paradigma do homem que vendo a luz e a verdade, a segue e a defende
além das atenuantes domésticas e das exigências do coração,
aceita de viver no sofrimento.
Emolimoli enamwalela ekumi ya mutthu,
khenamuhapuwa mutthu.
O pirilampo alumia a vida do mutthu,
não desvia o mutthu.
Makholo ahu annùluma sa emolimoli
ntoko ethonyero ya miruku sorera wa
mutthu,
ti enenero ya Muluku owàtthuna atthu
othene,
yàthonyeraka yawo ephiro yowarya yo
Namuli.
Os nossos antepassados falam do
pirilampo
como um sinal de boa sabedoria para o
mutthu,
pois é o sinal do amor de Deus para
todos,
indicando-lhe o caminho da luz
namúlica.
Athiyana orera wàweha,
niwoko ari ntoko emolimoli.
Mulopwana emolimoli: onakhala mohawani,
attharaka warya ni ekhaikhai.
Dá gosto observar as mulheres,
porque são como o pirilampo,
pelo contrário o homem é também o
pirilampo:
vive no sofrimento, seguindo a luz e a
verdade.
Emolimoli ti enenero yorukunuxa murima:
opatta ni tho otxipa.
O pirilampo é o sinal de
arrependimento/conversão:
acende-se mas também apaga-se.
Emolimoli ennamola ohiyu,
onawàlela atthu ari mwepiphini,
onahima mutthu ohinatthuna wakhulana
nari ekhotto.
O pirilampo luzi de noite,
ilumina as pessoas que estão nas
trevas:
significa a pessoa que não quer
discutir nem a luta.
Emolimoli murette wa mirusi.
O pirilampo é o remédio de Mirusi.
Emolimoli ti mamwene
anèttiha elapo emòvaka Muluku.
O pirilampo são os reis
que governam o mundo temendo a Deus.
Emolimoli ti atthu ahinattuwala
ekhaikhai ya makholo ahu.
O pirilampo são as pessoas que não
esquecem
a verdade dos nossos antepassados.
5- Emolimoli ni ekristu
Pirilampo e a fé cristã
O axioma em estudo sintoniza bem com a
mensagem cristã como os sectores a seguir estão a demonstrar.
5.1 Emolimoli ni Oraru Wottelaxa
Pirilampo e a S. Trindade
Em primeiro lugar, a luz nocturna
intermitente do pirilampo inspira trinitariamente o xirima cristão.
A SS. Trindade é uma verdade mistério que só na penumbra do luar
nocturno pode ser apreciada e só intermitentemente contemplada. È
luz perceptiva e contemplativa que se acende e se apaga, pois para o
mistério trinitário vale o que os místicos afirmam: “Mais se
cabe, menos se cabe”.
Emolimoli ti warya onamwalela akristu
othene,
ori warya wa Oraru Wottelaxa
O pirilampo é a luz que ilumina todos
os cristãos,
a luz da SS. Trindade.
Mpuwa mwekristuni emolimoli ehime ya
okumi enavoloiha vakhani vakhani
wa ekumi ni Oraru Wottelaxa.
À luz da fé cristã o pirilampo é o
poço da vida
que introduz devagar na vida da SS.
Trindade.
5.2 Emolimoli ni Munepa Wottela
Pirilampo e o Espírito Santo
In segundo lugar o pirilampo lembra ao
cristão xirima a luz e o fogo do Espírito Santo. Em conformidade
com a biosofia e biosfera xirima, o Pentecostes xirima nunca é um
acontecimento diurno mas nocturno, nunca é fogo abrasador nem vento
vertiginoso, mas luz ténue nocturna lunar namúlica que passa
alumiando sem obcecar..
Munepa Wottela ti emolimoli yohimala
mwekristuni.
No cristianismo o Espírito Santo
é o pirilampo que nunca acaba.
Ephaniphani mwekristuni enahima Munepa
Wottela
onamwalela atthu mwekumini mwaya,
wahikhanle warya wa Wunepa Wottela,
akristu khuwo ororomela
ni khanawerya owòna Apwiya Yesu.
O pirilampo no cristianismo significa o
Espírito Santo que ilumina a vida das pessoas,
sem o Espírito Santo os cristãos não
têm fé
nem chegam a ver o Senhor Jesus.
5.3 Emolimoli ni Yesu Kristu
Pirilampo e Jesus Cristo
Em terceiro lugar o pirilampo é também
um paradigma cristológico. Jesus é o archote que ilumina e indica o
caminho, em toda a parte ele passa e anuncia o Evangelho.
Mwekristuni emolimli ti Yesu, Mwana a
Davidi,
muthuko onaroiha wirimu
amwalelaka akumi ni akhwiye,
àthoneraka yawo ephiro ya ekhaikhai,
niwoko Yesu ti muthoko munyowani
No cristianismo o pirilampo é Jesus,
Filho de David,
o archote que conduz ao céu
que ilumina os vivos e os mortos,
mostrando a eles o caminho da verdade,
pois Jesus é a nova árvore sagrada.
Emolimoli eri ntoko Yesu alaleyaka
Evanjelhyu:
khòkola wetta, khètta ni poso nari
nipuro nimosá,
nsu nawe nari na murettele.
O pirilampo é como Jesus:
não ia direito nem num só lugar, nem
levava ração,
a sua palavra era de paz.
Mwekristuni emolimoli ti Yesu Kristu,
muthuko ni warya wohitxipiheya
onamwalela sothesene mwepiphini mwaya:
biblya ahu ni makeya ahu
No cristianismo o pirilampo é Jesus
Cristo,
o archote e a luz inapagável
que ilumina tudo está nas trevas,
nossa Bíblia e nossa Makeya.
Emolimoli ori ntoko Yesu:
tí nsu nolaka nnahusiha
ovira ephiro yorukunuxa murima.
O pirilampo é como Jesus:
é a voz que educa e ensina
a enveredar o caminho da conversão.
5.4 Emolimoli ni Maprofeti,
Marummwa, Maria
Pirilampo e os profetas, os
apóstolos e Maria
Por fim o pirilampo é paradigma dos
profetas do AT e dos apóstolos do NT que na sua transitoriedade e
limitações históricas foram pirilampos intermitentes, mensageiros
de Deus.
Além disso, o pirilampo lembra ao
cristão xirima o mistério da vida que implica a morte e da morte
que implica a vida e ressurreição e glorificação final em Deus
como já aconteceu com o profeta Elias no AT e com a mãe de Jesus,
Maria no NT.
Maprofeti annalikana ni emolimoli
niwoko yàlaleya ehapari yorera.
Os profetas são como o pirilampo
porque anunciaram a boa nova.
Emolimoli ti arummwa othene a Yesu,
anyi, ti atthu othene anatthara warya
wa Yesu.
O pirilampo são todos os apóstolos de
Jesus,
sim, todas as pessoas que seguem a luz
de Jesus.
Ephaniphani enahima wisonihera
ntoko wakhula wa makatekumenu.
O pirilampo significa mostrar-se,
é como o consenso dos catecúmenos.
Ephaniphani enalakaseya wirimu
ntoko Eliya mprofeti omwako,
ntoko owelihiwa wa Maria, pwiyamwene.
O pirilampo desaparece no céu
como o profeta Elias no monte,
como a assunção de Maria matriarca.
Emolimoli ti mutthu onavara miteko sa
ikharari,
khanàhiha anamwane omwàttamela Yesu
O pirilampo é a pessoa que faz
serviços de caridade,
não proíbe às crianças
de se aproximarem de Jesus.
Emolimoli ennathonyera
wi atthu anàkhulela ovinyerera,
eyo tiyo, otthikela wa ekumi yo Namuli.
Hiyo amwavano ninnasuwela
wera yele epattuxiwe ni Muluku
ohana otthikela o Namuli ekhumalaya’wo:
vanonto emolimoli mwekristuni
enahima ovinyerera vamosá ni Yesu
Kristu.
O pirilampo indica que a gente acredita
na ressurreição,
isto é, ao regresso à vida do
Namuli:
nós de hoje sabemos que o que foi
gerado,
tem que regressar ao Namuli donde saiu,
em conclusão, para fé cristã o
pirilampo
significa ressuscitar com Jesus Cristo.
Avaliação
O estudo do aforismo acerca do
pirilampo demonstrou também neste caso uma das características da
biosofia e biosfera xirima. Ela dispõe de um olhar suficientemente
heurístico para conhecer a biologia do seu mundo, neste caso o
pirilampo, mas não se esgota na análise e na descrição do habitat
e das componentes biológicas do pirilampo, mas quase logo e
instintivamente procura a sua simbiose com o sistema das coordenadas
da mundo-visão xirima, desvelando a sua preciosidade simbólica e
metafórica. Assim também o pirilampo de insecto profano torna-se
oportunidade de aplicações antropológicas mas sobretudo
teológicas. Deus namúlico visita o seu mundo cósmico e
antropológico com a mediação do pirilampo. O mutthu xirima vive e
convive assim com todas as coordenadas do seu sistema, sobretudo na
morte é acompanhado pelos pirilampos na viagem extrema ao regresso
ao útero mítico e místico de Deus Namuli. Também neste caso o
pirilampo é um fragmento e um segmento que desvela e implica toda a
biosofia e biosfera xirima.
Também visto no contexto cristão o
axioma ganha ainda mais em aplicações metafóricas até não recuar
de comentar o mistério trinitário cristão.
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