segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

No começo eram brancas (albinismo)

Vopatxerani vo Namuli atthu othene
yakhumale munapwereni.
No começo namúlico todas as pessoas
saíram do albinismo (eram brancas).


Introdução
Viajando sempre de bicicleta, sobretudo de dia com o céu sereno e o sol a bater sem piedade, até a pele mesmo de um europeu se escurece à vista. Depois de um dia de bicicleta de Maúa a Nipepe, cheguei ao destino bem bronzeado e em tom de brincadeira disse aos rapazes que com mais algumas semanas a mais ficaria com a pele igual à deles. Um velho, ouvindo a minha brincadeira, logo interveio dizendo:
Vopatxerani vo Namuli othene hiyo
nakhumale munapwereni.
No início namúlico todos saímos da albinia
(éramos brancos).

Queria dizer que no início Deus criou todos brancos e, na verdade, todo o bebé xirima nasce branco, é só depois de pouco tempo que se torna escuro.
Como não sabia o que significava o locativo de interioridade munapwereni, explicaram-me que se tratava das pessoas que nascem albinas. Lembrei-me então do fenómeno que na Europa é muito raro, enquanto que na África, também no Niassa, é bastante frequente encontrar em cada aldeia casos de albinia. Por associação espontânea pensei num artigo de uma revista missionária que denunciava a caça aos albinos por comércios infames no Tanzania.
Assaltado pela dúvida que tal comércio podia acontecer aqui em horizonte não longe do território tanzaniano, de propósito dei aos pesquisadores o tema do albino para conhecer como é considerado e tratado pela etnia xirima.
Obviamente para entender o albino na biosofia e biosfera xirima será preciso prescindir da concepção científica que considera o albinismo uma anomalia orgânica congénita que consiste na diminuição, carência ou falta total de pigmento na pele do ser humano como também dos animais. O mesmo fenómeno acontece com as árvores que por falta de clorofila produzem folhas brancas e não verdes.


1- Étimo de napwere
Segundo uns pesquisadores napwere, substantivo da primeira classe, a classe de significação importante, é um derivativo do verbo transitivo opwera que significa provocar, irritar, indispor continuamente. Como substantivo significa o molesto/noioso/enfadonho. Neste caso salienta-se o facto desagradável do albino cheirar mal e assim indispor os vizinhos.

Napwere onnahima opwera, oruha erisa
opwera khantthuna atthu,
O albinismo significa indispor, provocar má sorte,
a gente não quer chatice,


2- Onapwere xeni? O que é o albinismo?
O albinismo é conhecido pela tradição xirima, consiste na pele branca e delicada, mal-cheirosa e facilmente purolenta. Contudo este fenómeno físico não exclui os afectados do convívio com a gente.

Makholo ahu ti yasuwenle onapwere,
mwa yawi napwere onahima ethatuwa y’atthu,
nto ti mutthu ntoko mutthu mukina,
ohiyanne makhalelo a nikhuli,
onakhala mutthu òttela ntoko ephepa,
wakuva woneya ntoko mwalaku òttela.
Os nossos antepassados conheciam a albinia,
para eles a albinia significa transformação da pessoa,
porém o albino é pessoa normal,
só se diferencia na pele,
é pessoa branca como farinha,
fácil de ver como uma galinha branca.

Napwere mutthu onlikana ntoko mukunya,
nikhuli nawe ti nottela, nowolowa,
norekeseya, nottettheya, nowakuva opereya:
maihi awe ntxalu, maitho awe òtxeremela,
maino awe khanattela, iyano sawe sinakhala sohuleya,
ntoko okhalano makhuli meli nari ikhalelo pili.
O albino é pessoa que se assemelha ao europeu,
a sua pele é branca, leve e delicada,
rasga-se facilmente, o seu cabelo é amarelo,
os olhos luminosos, os seus dentes escuros,
o sua boca semiaberta:
é como se tivesse duas peles
ou duas maneiras de existir.

Eretta ya napwere eyareliwo, khemurette:
omuyara napwere khonsuweliwa,
napwere khanlattiha, yovaha ela khenthanliwa.
erutthu awe watta nihiriri, enotepa wunkha
ni yosareya makhwatta
A doença do albinismo vem do nascimento, não tem remédio,
não se sabe como gerar um albino,
não se manda imitar,
este dom não se escolhe,
o corpo do albino cheira muito e é purulento.

Napwere ti mutthu ntoko mutthu mukina,
onnathela ni onnatheliwa.
amuyará mwan’awe, onakhala òripa.
O albino é pessoa normal, casa-se e é casada,
e se gerar filhos, são pretos.

3- Mawoko a onaperuwe
As causas do albinismo e o destino dos albinos
Sendo lógica por natureza e acreditando no princípio da causalidade (o acaso é heresia constitucional), também no caso do albinismo, a biosofia e biosfera não deixa de se perguntar e procurar as causas desta metamorfose, desta mudança da cor preta a cor branca.
Em primeiro lugar, o mal-estar dos albinos provém da luz forte do sol. Por falta de pigmento de defesa na pele sofrem mais no tempo de verão dominado pelo sol, menos no tempo chuvoso devido à sombra das nuvens e à frescura da chuva. São alérgicos ao sol.
Em segundo lugar, para biosofia e biosfera xirima o albinismo remete às causas morais, como desunião doméstica, comportamentos sexuais irregulares. Por isso, os albinos conduziam antigamente e em parte também hoje uma existência de isolamento e segregação, condenados a viver sozinhos quase ou como um leproso.

Omuyara napwere ti wihuwa wa nikholo
ti etathuwa wa nikholo.
Gerar um albino é o criar-se do antepassado,
é o transformar-se do antepassado.

Napwere ti owitxentxa onatthara ehuhu ya eyakha.
Elimwe onimwaleya/onimwathaleya niwoko na nsuwa.
Tthiri napwere khantthuna wopeliwa/omaniwa nsuwa,
ori mwinana a nsuwa, awehaka ntoko khanòna.
Ehuhu ene yele napwere onakhala ohawa ni osara makhwatta.
Asareya makhwatta onakhala owinkha.
O albino muda conforme o tempo do ano.
No verão quente racha-se-lhe a pele por causa do sol.
Na verdade, o albino não gosta do sol, é seu inimigo,
quando olha, parece que não consegue ver,
neste mesmo período sazonal ele sofre muito
e enche-se de chagas purulentas e malcheirosas.

Eyita khaniwana ni nsuwa. makhwatta awe anovukuwa
niwoko na muttusi wa mahutte.
Eyita yakhuvela napwere onnatteliwa
Ehuhu ene yele onnatteliwa ni onakhala ohakalala,
niwoko onatthuna morirela.
No tempo da chuva o albino não odeia o sol,
pois as suas chagas diminuem devido à sombra das nuvens,
por isso neste período sazonal ele fica contente, pois gosta da frescura.

Khavo onatthuna okhala napwere,
onnètta ni wova, othanana ni ohawa kwekwe,
imaku/makhwatta awe khanimmala.
ti mutthu ohirammwa ni oharahariwa,
othanyiwa ni ohitthuniwa ni atthu,
opottha awe khommala.
Ninguém gosta de ser albino,
pois anda sempre com medo, com tristeza e sofrimento,
as suas feridas nunca cicatrizam,
é pessoa não estimada, perseguida, desprezada,
não querida pela gente, a sua escravatura nunca acaba.

Mpuwa mwa makholo ahu napwere orwiye
niwoko nohiwanana ni novanyihana anamuthelana,
mwaha woraruwa, niwoko nowàtxentxa alopwana.
Tivanto makholo yálelaya amusi aya
wera muhiraruweke munomuyara napwere, onkhala ntoko mutthu a makokho
Para os nossos antepassados o albino veio
porque os casais não se entendiam e discutiam entre eles,
pelos adultérios, por mudar muitos homens.
Por isso os antepassados aconselhavam
o seu parentesco a não ser adúltero,
pois iriam gerar albinos e tornar-se leprosos.

Mpuwa wa makholo ahu napwere khalai khatxa ni atthu,
nto ànatxa mekhaiye, akhalaka owany’awe.
Siso olelo tho khantthuna okilathi ni atthu,
ni wàphwanyá atthu etheyaka, ononyonyiwa,
khanrapa ni atthu, ti oruttu kwekwe.
Segundo os nossos antepassados
o albino antigamente não comia com a gente,
mas comia sozinho, ficando na sua casa.
Assim também hoje ele não se senta com a gente,
e se encontrar a gente a rir, irrita-se,
não toma banho em comum, é indisposto sempre.

Khalai okhwa wa napwere wánavila osuwela,
khakhwela vate nari khavithiwa ni akhwiye akina,
anavithiwa ahikhwiye ntoko namakokho,
attiyeliwene mukhukuni, tivanto ekhapuri awe ahóneyaya,
tthiri yàri orikarika wona. Muluku pahi t’asuwela okhwa ni ekhapuri ya napwere.
Antigamente era muito difícil saber a morte do albino,
pois não morria no lar
nem se sepultava com os outros mortos,
mas era sepultado vivo como um leproso,
fechado dentro de uma gruta,
por isso a sua campa não era identificável,
sim, era difícil vê-la,
só Deus sabia a morte e a campa do albino.


3- Ikhalelo pili sa onapwere
Ambivalência e ambiguidade do albinismo
Contudo o fenómeno fisico da albinia não exclui os afectados da convivência normal. A biosofia e biosfera xirima repetidamente afirma que o albino é pessoa normal, apesar da fraqueza da sua pele. Louva as mães que aceitam e respeitam filhos albinos como dom de Deus, condena categoricamente quem elimina os albinos predizendo-lhe outra albinia como castigo.
Os albinos são dons de Deus, dons especiais, dentro da normalidade e ao mesmo tempo fora da normalidade e portanto é preciso respeitar esta sua dualidade namúlica, pois vivem nele dois mundos, o hemisfério do além e o do aquém, de maneira que por um lado o albino é graça, boa sorte, remédio benéfico, por outro pode se tornar desgraça, má sorte e remédio maléfico. Nesta ambivalência e ambiguidade vivem, prosperam e ao mesmo tempo sofrem os albinos.

Napwere mutthu, asitith’awe anakhala oripa,
mene owo onakhuma mekhaiye, ntoko mutthu a mirirya.
O albino é pessoa normal, os seus pais são pretos,
mas ele sai diferente, como pessoa especial.

Napwere mutthu a miruku, owisumalihaxa,
owittittimiha, ohithonyeraka, ohikhulanana, onveka isumalihaka,
ekhalelo awe ti yowiwananeya,
ontthuna wetta ni akhw’awe,
othowela wiwa milattu sawe, ni onètta ni mikho sawe.
O albino é pessoa sábia, casta, modesta, humilde e pacífica,
pede com deferência, de comportamento social,
anda com o seu próximo e vive com os seus tabus.

Asimaye òrera murina yàyará anapwere,
ti onàsivela ehakalalaka onyala,
niwoko àkhalano mahala matokotoko.
Omwiva/omuriha napwere ti yottheka
enamunanariha Muluku,
werá siso, onotthikela omuyara yowo.
Napwere khanatheiwa, wamutheyá onomuyara tho.
As mães de coração bom se geram um albino,
gostam e alegram-se muito, pois recebem uma grande graça.
Matar ou eliminar o albino é pecado que ofende a Deus,
se tu o fazes, hás-de voltar a gerar outro albino.
Não se faz pouco do albino,
se o fazes, vais gerar um outro.

Vanano napwere onimwera olakaseya,
khanòneya sawasawa ehuhu ya khalai,
niwoko vanano makholo ahu àhòna phama omukhapelela napwere,
vanano onavara miteko sothene va valaponi,
ohithanyiwaka nari ohimusempaka sawasawa ehuhu ya khalai.
Actualmente a albinia está a diminuir,
não é visível/frequente como no passado,
pois agora os velhos acharam bem tomar cuidado do albino,
agora ele faz todos os trabalhos normais,
sem ser desprezado e evitado como no passado.

Mwa Makholoni mwahu napwere mwerutthuni mwawe
òkhalano minepa mili:
munepa wa okumi, wa ankhili wa eparakha
ni tho munepa wa nikhupanyo.
Para os nossos antepassados
o albino hospeda no seu corpo dois espíritos
(é anfíbio/ambivalente, dual):
o espírito da vida e da sabedoria
e também o espírito da queixa/sofrimento.

Napwere: naparakiha, namutatxihiha
Albinismo fonte de sorte e de riqueza

Omuyara napwere eparakha.
Naparakha òpatxera ti napwere.
Otheliwa ni napwere oruha eparakha.
Gerar um albino é boa sorte,
é grande sorte,
casar-se a mulher com um albino é sorte.

Napwere ehime ya muhakhu,
namathatxiriha a atthu.
tivanto onahaweleyaiye ilapo sikina,
wona wi yole onamuhawela onàsa othatxiri,
napwere erutthu awe yothene,
anyi impari sothene sa erutthu awe
siri mirette sinaruha othatxiri ni muhakhu.
O albino é fonte de riqueza, enriquece a gente,
por isso é procurado por outras terras,
todo o seu corpo, sim, todos os seus membros
são remédio que dão lucro.

Napwere muthiyana otthuneyaxa ni alopwana,
mulopwana onamukoniha napwere
onomwara etthoko awe,
hapo napwere muthiyana osiva onyala.
A mulher albina é muito ambicionada pelos homens,
o homem se tiver relações com uma albina
destrói o seu lar, pois ela satisfaz muito.

Napwere: epahu ni murette sonanara
Albinismo: má sorte e remédio maléfico
Napwere ekhalelo awe wopiha:
anamwane ohimukhovelela aviraka anomova.
napwere omuronya omwene,
vantxipalexa omwara itthoko,
niwoko napwere muthiyana ori otikana ni osiva onyala
wàpwaha athiyana akina, vokumna ni alopwana
A albinia é perigosa,
as crianças que não estão acostumadas,
têm medo à passagem do albino.
O albino não merece o reinado, sobretudo destrói o lar,
pois a mulher albina é mais intensa e agradável
que as outras mulheres nos encontros com os homens.

Vankonaiye napwere, murette mutokotoko.
erutthu yothene ya napwere
ti yotthuneya ilapo sikina
ntoko otthanka ni Kenya,
niwoko ti murette mutokwene.
ni ehako ya anamathelana.
Onde dorme o albino, é lugar de grande remédio,
todo o seu corpo é procurado por outras nações
como no Tanzania e no Kenya,
pois é remédio grande, é adivinha para os casais.


4- Napwere ni Muluku Namúli
Albinismo e Deus namúlico
A ambivalência e ambiguidade do albinismo é também salientada pelos textos de temática teológica. Em primeiro lugar, chega-se a fazer lembrar que no começo Deus namúlico gerou filhos brancos, sinal que ainda hoje perdura, pois a criança é assim ao ver a luz.
Mas os textos demoram em declarar que os albinos são filhos de Deus, são semente epifânica da força misteriosa de Deus, são sobretudo dom de Deus, um dom ambivalente e ao mesmo tempo ambíguo, mas sempre uma dádiva que Deus dá e que o mutthu deve receber com respeito, não pensando de a eliminar.
Indirecta ou directamente, latente ou patentemente a biosofia e biosfera xirima com seus textos repetidos insistentemente está a denunciar um comportamento que serpeia no comércio oculto nestes dias, denunciado claramente no Tanzania: o abuso, a venda, a eliminação da vida dos albinos para fabrico de remédios de lucro. Este fenómeno explica porque antigamente como ainda hoje se afirma, é difícil conhecer a campa do albino: é uma expressão eufemística para dizer que os albinos eram e são escravos, vítimas de especulação lucrativa imoral, mortos para o seu corpo ser usado como remédios para finalidades ilícitas e desonestas.
Torna-se evidente a ambiguidade que envolve todos os textos teológicos acerca do albinismo. Por um lado salientam a dimensão epifânica e ierófana do fenómeno albínico, por outro esta dimensão favorece a sua exploração desonesta pelos comerciantes, pois sendo uma metamorfose que Deus deu ao mutthu, este cede facilmente à tentação de fazer negócio lucrativo e desonesto.

Vopatxerani vo Namuli atthu othene
akhumale munapwereni.
No início namúlico todas as pessoas
saíram da albinia (eram brancas).

Napwere mutthu a Muluku.
mwana ni yovaha ya Muluku.
onnìnnuwa ni ikuru sa Muluku.
O albino é pessoa de Deus, é filho e dom de Deus,
cresce com a força de Deus.

Omwíva napwere Muluku omunanara,
niwoko omwìva mutthu ti yottheka yohileveleleya.
Alavilavi yamuyará napwere,
annàsa omwìva, emutthekelaka Muluku.
Ohimutheyé maye omuyanre napwere
khatthunale, Muluku t’otthunne
ni onattittimiha sothene opattuxalaiye.
Napwere nihimuthanye,
niwoko ori mwana a Muluku, ti yovaha ya Muluku,
oyara onavaha Muluku.
Matar o albino desagrada a Deus,
pois matar a pessoa é pecado imperdoável.
Os maus se gerarem um albino, procuram matá-lo, ofendendo assim a Deus.
Portanto não rias da mãe que gerou um albino,
ela não quis, foi Deus que o quis,
ela respeita tudo que ele criou.
Não desprezes o albino,
pois é filho de Deus, é um dom de Deus,
gerar é um dom de Deus.
Muluku Namuli pahi
t’onasuwela okhwa wa napwere,
onètta ni ontthuniwa ni minepa.
Só Deus namúlico sabe da morte do albino,
anda e é amado pelos espíritos.

Kula erukulu yòkhala ni mukhalelo aya,
ekina enàttela wàyara anapwere,
ekina anàtta anamakokho,
Muluku sopattuxa sawe khanavaha etthu emosá.
Avahá etthu ele kahiyene ohasula,
ntoko napwere ovahiwe ni Muluku
ni ipwi ahùluvanle yeyo eri yovaha ya Muluku,
kahiyene malavi nari otapaniwa,
Opanke Muluku khavo onavanya.
Cada família tem suas características,
uma com muitos albinos, outras com muitos leprosos,
pois Deus não dá uma única coisa às suas criaturas.
No caso que dá, não é para fazer sofrer,
como o albino que recebe de Deus cabelos brancos antes de envelhecer,
é um dom de Deus, não castigo ou maldição,
pois o que Deus faz, ninguém se atreva criticar.

Napwere esyó ya Muluku
mpattuxa sothene.
Napwere eyoniheró etokotoko ya Muluku,
wera atthu óripa akunyá.
O albino é semente de Deus, gerador de tudo,
o albino é manifestação grande de Deus,
de maneira que o preto se torna branco.

Ekumi yothene ya napwere ti yomòva Muluku,
khweli Muluku khannanariwa ni napwere.
A vida do albino é cheia de temor a Deus,
na verdade Deus nunca se zanga com o albino.


5- Onapwere ni ekristu
Albinismo e a fé cristã
Os sofrimentos que acompanham toda a vida dos albinos, o isolamento em que são condenados a viver, a sua morte misteriosa, o abuso e até delito contra a sua vida para lucros imorais, inspiram o cristão xirima sobretudo no período litúrgico da Quaresma, quando pensa intensamente na paixão de Jesus. Torna-se-lhe espontâneo identificar o destino do albino com aquele de Jesus, o albino de Deus por antonomásia, como o texto relacionado a Maria o sabe expressar magnificamente: Maria é a albina de Deus para que pudesse gerar o albino de Deus, Jesus.
Também e sobretudo no contexto cristão denuncia-se patente ou latentemente a injustiça para com os albinos, de maneira que os textos são um alerta e uma denúncia de um mal real mas ainda oculto e não bem percebido e denunciado como tal.


Yesu

Oharahariwa ni okaporo wa napwere
onlikana ni ole wa Yesu, asondiwe ahitthenke,
A perseguição e a escravatura do albino
é semelhante àquela de Jesus, perseguido sem culpa.

Okhwa wa napwere ti wothananiha.
Ntoko okhwa wa Yesu vamuttandani.
A morte do albino é lamentável,
como a morte de Jesus na cruz.

Ekhapuri ya napwere
khenathatanyihiwa ni ikhapuri sikina,
ntoko Yesu Kristu asunkiwe munikhukuni mekhaiyeru.
A campa do albino não se junta com outras,
como Jesus Cristo foi enterrado nma gruta sozinho.

Napwere athipeliweru, ekhapuri awe khentthuttu.
siso tho Yesu kristu ari mutthu a marikarika,
mukhapurini mwawe khaphwanyiwe,
t’ovinyerenrihiwe mokhwani.
Na campa do albino pode se abrir, mas não se encontra nada,
assim também Jesus Cristo, pessoa das maravilhas,
na sua campa não foi encontrado,
pois foi ressuscitado da morte.

Erutthu ya napwere ti erutthu ene yele
anakoso othene anasasaya,
siso tho Yesu ti mutthu ohaweleya ni atthu
wera àvuluxe ni àlamihe.
O corpo de albino é aquele
que sobretudo procuram todos os comerciantes,
assim também Jesus é a pessoa
que todos querem para que os salve e os cure.

Napwere mutthu osiveliwa ni anamuhakhu,
vahera Yesu àsiveliwa ni atthu òhawa ni tho òthanyiwa.
O albino é pessoa ambicionada pelos ricos,
enquanto que Jesus é apreciado
pelas pessoas pobres e desprezadas.

Mwekristuni Yesu Cristu khanikhuli, ori ntoko napwere.
Yesu ti atthu a makhuli othene a elapo ya vathi .
Para a fé cristã Jesus Cristo não tem cor da pele,
é como o albino, é de todas as peles do mundo.

Napwere naparakha t’ottharatthariwa.
Napwere namahala nlitti nawe khannixa:
siso yamukhumelela Yesu.
O albino sendo pessoa de boa sorte é perseguido,
sendo bondoso recebe uma campa em superfície,
assim também aconteceu-se com Jesus.

Napwere naparakha,
siso tho Yesu Kristu naparakha àtthu othene.
O albino é pessoa de boa sorte,
assim também Jesus Cristo é a boa sorte para todos.

Maria

Eparakha ya onapwere ennùpuxera mahala othene, ethatuwa yele etokotoko Maria yàkhenlaiye ni Muluku, wera amuyare napwere /naparakhiha/
namathatxiriha a Muluku, Yesu Kristu.
A sorte da albinia faz lembrar todos os favores,
toda aquela grande transformação que Maria recebeu de Deus
para dar à luz Jesus Cristo, o albino de Deus,
o autor da boa sorte e da riqueza de Deus.

Mwekristuni onapwere onlikana nihiku na Pentekoste:
nihiku na eparakha ni nothatxiriha
savaha sa Munepa Wottela.
No cristianismo a albinia é como o dia de Pentecostes,
dia da boa sorte enrequecedorados dons do Espírito Santo.
Mwekristuni makhwatta a napwere
anùpuxera makhwatta a Lazaro.
Na fé cristã as chagas do albino fazem lembrar
as chagas de Lázaro.





















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