Vopatxerani vo Namuli
atthu othene
yakhumale munapwereni.
No começo namúlico
todas as pessoas
saíram do albinismo
(eram brancas).
Introdução
Viajando sempre de
bicicleta, sobretudo de dia com o céu sereno e o sol a bater sem
piedade, até a pele mesmo de um europeu se escurece à vista. Depois
de um dia de bicicleta de Maúa a Nipepe, cheguei ao destino bem
bronzeado e em tom de brincadeira disse aos rapazes que com mais
algumas semanas a mais ficaria com a pele igual à deles. Um velho,
ouvindo a minha brincadeira, logo interveio dizendo:
Vopatxerani vo Namuli othene hiyo
nakhumale munapwereni.
No início namúlico todos saímos da
albinia
(éramos brancos).
Queria dizer que no início Deus criou
todos brancos e, na verdade, todo o bebé xirima nasce branco, é só
depois de pouco tempo que se torna escuro.
Como não sabia o que significava o
locativo de interioridade munapwereni, explicaram-me que se tratava
das pessoas que nascem albinas. Lembrei-me então do fenómeno que na
Europa é muito raro, enquanto que na África, também no Niassa, é
bastante frequente encontrar em cada aldeia casos de albinia. Por
associação espontânea pensei num artigo de uma revista missionária
que denunciava a caça aos albinos por comércios infames no
Tanzania.
Assaltado pela dúvida que tal
comércio podia acontecer aqui em horizonte não longe do território
tanzaniano, de propósito dei aos pesquisadores o tema do albino para
conhecer como é considerado e tratado pela etnia xirima.
Obviamente para entender o albino na
biosofia e biosfera xirima será preciso prescindir da concepção
científica que considera o albinismo uma anomalia orgânica
congénita que consiste na diminuição, carência ou falta total de
pigmento na pele do ser humano como também dos animais. O mesmo
fenómeno acontece com as árvores que por falta de clorofila
produzem folhas brancas e não verdes.
1- Étimo de napwere
Segundo uns
pesquisadores napwere, substantivo da primeira classe, a classe de
significação importante, é um derivativo do verbo transitivo
opwera que significa provocar, irritar, indispor continuamente. Como
substantivo significa o molesto/noioso/enfadonho. Neste caso
salienta-se o facto desagradável do albino cheirar mal e assim
indispor os vizinhos.
Napwere onnahima opwera, oruha erisa
opwera khantthuna atthu,
O albinismo significa indispor,
provocar má sorte,
a gente não quer chatice,
2- Onapwere xeni? O que é o
albinismo?
O albinismo é conhecido
pela tradição xirima, consiste na pele branca e delicada,
mal-cheirosa e facilmente purolenta. Contudo este fenómeno físico
não exclui os afectados do convívio com a gente.
Makholo ahu ti yasuwenle onapwere,
mwa yawi napwere onahima ethatuwa
y’atthu,
nto ti mutthu ntoko mutthu mukina,
ohiyanne makhalelo a nikhuli,
onakhala mutthu òttela ntoko ephepa,
wakuva woneya ntoko mwalaku òttela.
Os nossos antepassados conheciam a
albinia,
para eles a albinia significa
transformação da pessoa,
porém o albino é pessoa normal,
só se diferencia na pele,
é pessoa branca como farinha,
fácil de ver como uma galinha branca.
Napwere mutthu onlikana ntoko mukunya,
nikhuli nawe ti nottela, nowolowa,
norekeseya, nottettheya, nowakuva
opereya:
maihi awe ntxalu, maitho awe
òtxeremela,
maino awe khanattela, iyano sawe
sinakhala sohuleya,
ntoko okhalano makhuli meli nari
ikhalelo pili.
O albino é pessoa que se assemelha ao
europeu,
a sua pele é branca, leve e delicada,
rasga-se facilmente, o seu cabelo é
amarelo,
os olhos luminosos, os seus dentes
escuros,
o sua boca semiaberta:
é como se tivesse duas peles
ou duas maneiras de existir.
Eretta ya napwere eyareliwo,
khemurette:
omuyara napwere khonsuweliwa,
napwere khanlattiha, yovaha ela
khenthanliwa.
erutthu awe watta nihiriri, enotepa
wunkha
ni yosareya makhwatta
A doença do albinismo vem do
nascimento, não tem remédio,
não se sabe como gerar um albino,
não se manda imitar,
este dom não se escolhe,
o corpo do albino cheira muito e é
purulento.
Napwere ti mutthu ntoko mutthu mukina,
onnathela ni onnatheliwa.
amuyará mwan’awe, onakhala òripa.
O albino é pessoa normal, casa-se e é
casada,
e se gerar filhos, são pretos.
3- Mawoko a onaperuwe
As causas do albinismo e o destino
dos albinos
Sendo lógica por
natureza e acreditando no princípio da causalidade (o acaso é
heresia constitucional), também no caso do albinismo, a biosofia e
biosfera não deixa de se perguntar e procurar as causas desta
metamorfose, desta mudança da cor preta a cor branca.
Em primeiro lugar, o
mal-estar dos albinos provém da luz forte do sol. Por falta de
pigmento de defesa na pele sofrem mais no tempo de verão dominado
pelo sol, menos no tempo chuvoso devido à sombra das nuvens e à
frescura da chuva. São alérgicos ao sol.
Em segundo lugar, para
biosofia e biosfera xirima o albinismo remete às causas morais, como
desunião doméstica, comportamentos sexuais irregulares. Por isso,
os albinos conduziam antigamente e em parte também hoje uma
existência de isolamento e segregação, condenados a viver sozinhos
quase ou como um leproso.
Omuyara napwere ti wihuwa wa nikholo
ti etathuwa wa nikholo.
Gerar um albino é o criar-se do
antepassado,
é o transformar-se do antepassado.
Napwere ti owitxentxa onatthara ehuhu
ya eyakha.
Elimwe onimwaleya/onimwathaleya niwoko
na nsuwa.
Tthiri napwere khantthuna
wopeliwa/omaniwa nsuwa,
ori mwinana a nsuwa, awehaka ntoko
khanòna.
Ehuhu ene yele napwere onakhala ohawa
ni osara makhwatta.
Asareya makhwatta onakhala owinkha.
O albino muda conforme o tempo do ano.
No verão quente racha-se-lhe a pele
por causa do sol.
Na verdade, o albino não gosta do sol,
é seu inimigo,
quando olha, parece que não consegue
ver,
neste mesmo período sazonal ele sofre
muito
e enche-se de chagas purulentas e
malcheirosas.
Eyita khaniwana ni nsuwa. makhwatta awe
anovukuwa
niwoko na muttusi wa mahutte.
Eyita yakhuvela napwere onnatteliwa
Ehuhu ene yele onnatteliwa ni onakhala
ohakalala,
niwoko onatthuna morirela.
No tempo da chuva o albino não odeia o
sol,
pois as suas chagas diminuem devido à
sombra das nuvens,
por isso neste período sazonal ele
fica contente, pois gosta da frescura.
Khavo onatthuna okhala napwere,
onnètta ni wova, othanana ni ohawa
kwekwe,
imaku/makhwatta awe khanimmala.
ti mutthu ohirammwa ni oharahariwa,
othanyiwa ni ohitthuniwa ni atthu,
opottha awe khommala.
Ninguém gosta de ser albino,
pois anda sempre com medo, com tristeza
e sofrimento,
as suas feridas nunca cicatrizam,
é pessoa não estimada, perseguida,
desprezada,
não querida pela gente, a sua
escravatura nunca acaba.
Mpuwa mwa makholo ahu napwere orwiye
niwoko nohiwanana ni novanyihana
anamuthelana,
mwaha woraruwa, niwoko nowàtxentxa
alopwana.
Tivanto makholo yálelaya amusi aya
wera muhiraruweke munomuyara napwere,
onkhala ntoko mutthu a makokho
Para os nossos antepassados o albino
veio
porque os casais não se entendiam e
discutiam entre eles,
pelos adultérios, por mudar muitos
homens.
Por isso os antepassados aconselhavam
o seu parentesco a não ser adúltero,
pois iriam gerar albinos e tornar-se
leprosos.
Mpuwa wa makholo ahu napwere khalai
khatxa ni atthu,
nto ànatxa mekhaiye, akhalaka
owany’awe.
Siso olelo tho khantthuna okilathi ni
atthu,
ni wàphwanyá atthu etheyaka,
ononyonyiwa,
khanrapa ni atthu, ti oruttu kwekwe.
Segundo os nossos antepassados
o albino antigamente não comia com a
gente,
mas comia sozinho, ficando na sua casa.
Assim também hoje ele não se senta
com a gente,
e se encontrar a gente a rir,
irrita-se,
não toma banho em comum, é indisposto
sempre.
Khalai okhwa wa napwere wánavila
osuwela,
khakhwela vate nari khavithiwa ni
akhwiye akina,
anavithiwa ahikhwiye ntoko namakokho,
attiyeliwene mukhukuni, tivanto
ekhapuri awe ahóneyaya,
tthiri yàri orikarika wona. Muluku
pahi t’asuwela okhwa ni ekhapuri ya napwere.
Antigamente era muito difícil saber a
morte do albino,
pois não morria no lar
nem se sepultava com os outros mortos,
mas era sepultado vivo como um leproso,
fechado dentro de uma gruta,
por isso a sua campa não era
identificável,
sim, era difícil vê-la,
só Deus sabia a morte e a campa do
albino.
3- Ikhalelo pili sa onapwere
Ambivalência e ambiguidade do
albinismo
Contudo o fenómeno
fisico da albinia não exclui os afectados da convivência normal. A
biosofia e biosfera xirima repetidamente afirma que o albino é
pessoa normal, apesar da fraqueza da sua pele. Louva as mães que
aceitam e respeitam filhos albinos como dom de Deus, condena
categoricamente quem elimina os albinos predizendo-lhe outra albinia
como castigo.
Os albinos são dons de
Deus, dons especiais, dentro da normalidade e ao mesmo tempo fora da
normalidade e portanto é preciso respeitar esta sua dualidade
namúlica, pois vivem nele dois mundos, o hemisfério do além e o do
aquém, de maneira que por um lado o albino é graça, boa sorte,
remédio benéfico, por outro pode se tornar desgraça, má sorte e
remédio maléfico. Nesta ambivalência e ambiguidade vivem,
prosperam e ao mesmo tempo sofrem os albinos.
Napwere mutthu, asitith’awe anakhala
oripa,
mene owo onakhuma mekhaiye, ntoko
mutthu a mirirya.
O albino é pessoa normal, os seus pais
são pretos,
mas ele sai diferente, como pessoa
especial.
Napwere mutthu a miruku, owisumalihaxa,
owittittimiha, ohithonyeraka,
ohikhulanana, onveka isumalihaka,
ekhalelo awe ti yowiwananeya,
ontthuna wetta ni akhw’awe,
othowela wiwa milattu sawe, ni onètta
ni mikho sawe.
O albino é pessoa sábia, casta,
modesta, humilde e pacífica,
pede com deferência, de comportamento
social,
anda com o seu próximo e vive com os
seus tabus.
Asimaye òrera murina yàyará
anapwere,
ti onàsivela ehakalalaka onyala,
niwoko àkhalano mahala matokotoko.
Omwiva/omuriha napwere ti yottheka
enamunanariha Muluku,
werá siso, onotthikela omuyara yowo.
Napwere khanatheiwa, wamutheyá
onomuyara tho.
As mães de coração bom se geram um
albino,
gostam e alegram-se muito, pois recebem
uma grande graça.
Matar ou eliminar o albino é pecado
que ofende a Deus,
se tu o fazes, hás-de voltar a gerar
outro albino.
Não se faz pouco do albino,
se o fazes, vais gerar um outro.
Vanano napwere onimwera olakaseya,
khanòneya sawasawa ehuhu ya khalai,
niwoko vanano makholo ahu àhòna phama
omukhapelela napwere,
vanano onavara miteko sothene va
valaponi,
ohithanyiwaka nari ohimusempaka
sawasawa ehuhu ya khalai.
Actualmente a albinia está a diminuir,
não é visível/frequente como no
passado,
pois agora os velhos acharam bem tomar
cuidado do albino,
agora ele faz todos os trabalhos
normais,
sem ser desprezado e evitado como no
passado.
Mwa Makholoni mwahu napwere mwerutthuni
mwawe
òkhalano minepa mili:
munepa wa okumi, wa ankhili wa eparakha
ni tho munepa wa nikhupanyo.
Para os nossos antepassados
o albino hospeda no seu corpo dois
espíritos
(é anfíbio/ambivalente, dual):
o espírito da vida e da sabedoria
e também o espírito da
queixa/sofrimento.
Napwere: naparakiha,
namutatxihiha
Albinismo fonte de sorte e de
riqueza
Omuyara napwere eparakha.
Naparakha òpatxera ti napwere.
Otheliwa ni napwere oruha eparakha.
Gerar um albino é boa sorte,
é grande sorte,
casar-se a mulher com um albino é
sorte.
Napwere ehime ya muhakhu,
namathatxiriha a atthu.
tivanto onahaweleyaiye ilapo sikina,
wona wi yole onamuhawela onàsa
othatxiri,
napwere erutthu awe yothene,
anyi impari sothene sa erutthu awe
siri mirette sinaruha othatxiri ni
muhakhu.
O albino é fonte de riqueza, enriquece
a gente,
por isso é procurado por outras
terras,
todo o seu corpo, sim, todos os seus
membros
são remédio que dão lucro.
Napwere muthiyana otthuneyaxa ni
alopwana,
mulopwana onamukoniha napwere
onomwara etthoko awe,
hapo napwere muthiyana osiva onyala.
A mulher albina é muito ambicionada
pelos homens,
o homem se tiver relações com uma
albina
destrói o seu lar, pois ela satisfaz
muito.
Napwere: epahu ni murette sonanara
Albinismo: má sorte e remédio
maléfico
Napwere ekhalelo awe wopiha:
anamwane ohimukhovelela aviraka
anomova.
napwere omuronya omwene,
vantxipalexa omwara itthoko,
niwoko napwere muthiyana ori otikana ni
osiva onyala
wàpwaha athiyana akina, vokumna ni
alopwana
A albinia é perigosa,
as crianças que não estão
acostumadas,
têm medo à passagem do albino.
O albino não merece o reinado,
sobretudo destrói o lar,
pois a mulher albina é mais intensa e
agradável
que as outras mulheres nos encontros
com os homens.
Vankonaiye napwere, murette mutokotoko.
erutthu yothene ya napwere
ti yotthuneya ilapo sikina
ntoko otthanka ni Kenya,
niwoko ti murette mutokwene.
ni ehako ya anamathelana.
Onde dorme o albino, é lugar de grande
remédio,
todo o seu corpo é procurado por
outras nações
como no Tanzania e no Kenya,
pois é remédio grande, é adivinha
para os casais.
4- Napwere ni Muluku Namúli
Albinismo e Deus namúlico
A ambivalência e ambiguidade do
albinismo é também salientada pelos textos de temática teológica.
Em primeiro lugar, chega-se a fazer lembrar que no começo Deus
namúlico gerou filhos brancos, sinal que ainda hoje perdura, pois a
criança é assim ao ver a luz.
Mas os textos demoram em
declarar que os albinos são filhos de Deus, são semente epifânica
da força misteriosa de Deus, são sobretudo dom de Deus, um dom
ambivalente e ao mesmo tempo ambíguo, mas sempre uma dádiva que
Deus dá e que o mutthu deve receber com respeito, não pensando de a
eliminar.
Indirecta ou
directamente, latente ou patentemente a biosofia e biosfera xirima
com seus textos repetidos insistentemente está a denunciar um
comportamento que serpeia no comércio oculto nestes dias, denunciado
claramente no Tanzania: o abuso, a venda, a eliminação da vida dos
albinos para fabrico de remédios de lucro. Este fenómeno explica
porque antigamente como ainda hoje se afirma, é difícil conhecer a
campa do albino: é uma expressão eufemística para dizer que os
albinos eram e são escravos, vítimas de especulação lucrativa
imoral, mortos para o seu corpo ser usado como remédios para
finalidades ilícitas e desonestas.
Torna-se evidente a
ambiguidade que envolve todos os textos teológicos acerca do
albinismo. Por um lado salientam a dimensão epifânica e ierófana
do fenómeno albínico, por outro esta dimensão favorece a sua
exploração desonesta pelos comerciantes, pois sendo uma metamorfose
que Deus deu ao mutthu, este cede facilmente à tentação de fazer
negócio lucrativo e desonesto.
Vopatxerani vo Namuli atthu othene
akhumale munapwereni.
No início namúlico todas as pessoas
saíram da albinia (eram brancas).
Napwere mutthu a Muluku.
mwana ni yovaha ya Muluku.
onnìnnuwa ni ikuru sa Muluku.
O albino é pessoa de Deus, é filho e
dom de Deus,
cresce com a força de Deus.
Omwíva napwere Muluku omunanara,
niwoko omwìva mutthu ti yottheka
yohileveleleya.
Alavilavi yamuyará napwere,
annàsa omwìva, emutthekelaka Muluku.
Ohimutheyé maye omuyanre napwere
khatthunale, Muluku t’otthunne
ni onattittimiha sothene opattuxalaiye.
Napwere nihimuthanye,
niwoko ori mwana a Muluku, ti yovaha ya
Muluku,
oyara onavaha Muluku.
Matar o albino desagrada a Deus,
pois matar a pessoa é pecado
imperdoável.
Os maus se gerarem um albino, procuram
matá-lo, ofendendo assim a Deus.
Portanto não rias da mãe que gerou um
albino,
ela não quis, foi Deus que o quis,
ela respeita tudo que ele criou.
Não desprezes o albino,
pois é filho de Deus, é um dom de
Deus,
gerar é um dom de Deus.
Muluku Namuli pahi
t’onasuwela okhwa wa napwere,
onètta ni ontthuniwa ni minepa.
Só Deus namúlico sabe da morte do
albino,
anda e é amado pelos espíritos.
Kula erukulu yòkhala ni mukhalelo aya,
ekina enàttela wàyara anapwere,
ekina anàtta anamakokho,
Muluku sopattuxa sawe khanavaha etthu
emosá.
Avahá etthu ele kahiyene ohasula,
ntoko napwere ovahiwe ni Muluku
ni ipwi ahùluvanle yeyo eri yovaha ya
Muluku,
kahiyene malavi nari otapaniwa,
Opanke Muluku khavo onavanya.
Cada família tem suas características,
uma com muitos albinos, outras com
muitos leprosos,
pois Deus não dá uma única coisa às
suas criaturas.
No caso que dá, não é para fazer
sofrer,
como o albino que recebe de Deus
cabelos brancos antes de envelhecer,
é um dom de Deus, não castigo ou
maldição,
pois o que Deus faz, ninguém se atreva
criticar.
Napwere esyó ya Muluku
mpattuxa sothene.
Napwere eyoniheró etokotoko ya Muluku,
wera atthu óripa akunyá.
O albino é semente de Deus, gerador de
tudo,
o albino é manifestação grande de
Deus,
de maneira que o preto se torna branco.
Ekumi yothene ya napwere ti yomòva
Muluku,
khweli Muluku khannanariwa ni napwere.
A vida do albino é cheia de temor a
Deus,
na verdade Deus nunca se zanga com o
albino.
5- Onapwere ni ekristu
Albinismo e a fé cristã
Os sofrimentos que
acompanham toda a vida dos albinos, o isolamento em que são
condenados a viver, a sua morte misteriosa, o abuso e até delito
contra a sua vida para lucros imorais, inspiram o cristão xirima
sobretudo no período litúrgico da Quaresma, quando pensa
intensamente na paixão de Jesus. Torna-se-lhe espontâneo
identificar o destino do albino com aquele de Jesus, o albino de Deus
por antonomásia, como o texto relacionado a Maria o sabe expressar
magnificamente: Maria é a albina de Deus para que pudesse gerar o
albino de Deus, Jesus.
Também e sobretudo no
contexto cristão denuncia-se patente ou latentemente a injustiça
para com os albinos, de maneira que os textos são um alerta e uma
denúncia de um mal real mas ainda oculto e não bem percebido e
denunciado como tal.
Yesu
Oharahariwa ni okaporo wa napwere
onlikana ni ole wa Yesu, asondiwe
ahitthenke,
A perseguição e a escravatura do
albino
é semelhante àquela de Jesus,
perseguido sem culpa.
Okhwa wa napwere ti wothananiha.
Ntoko okhwa wa Yesu vamuttandani.
A morte do albino é lamentável,
como a morte de Jesus na cruz.
Ekhapuri ya napwere
khenathatanyihiwa ni ikhapuri sikina,
ntoko Yesu Kristu asunkiwe munikhukuni
mekhaiyeru.
A campa do albino não se junta com
outras,
como Jesus Cristo foi enterrado nma
gruta sozinho.
Napwere athipeliweru, ekhapuri awe
khentthuttu.
siso tho Yesu kristu ari mutthu a
marikarika,
mukhapurini mwawe khaphwanyiwe,
t’ovinyerenrihiwe mokhwani.
Na campa do albino pode se abrir, mas
não se encontra nada,
assim também Jesus Cristo, pessoa das
maravilhas,
na sua campa não foi encontrado,
pois foi ressuscitado da morte.
Erutthu ya napwere ti erutthu ene yele
anakoso othene anasasaya,
siso tho Yesu ti mutthu ohaweleya ni
atthu
wera àvuluxe ni àlamihe.
O corpo de albino é aquele
que sobretudo procuram todos os
comerciantes,
assim também Jesus é a pessoa
que todos querem para que os salve e os
cure.
Napwere mutthu osiveliwa ni anamuhakhu,
vahera Yesu àsiveliwa ni atthu òhawa
ni tho òthanyiwa.
O albino é pessoa ambicionada pelos
ricos,
enquanto que Jesus é apreciado
pelas pessoas pobres e desprezadas.
Mwekristuni Yesu Cristu khanikhuli, ori
ntoko napwere.
Yesu ti atthu a makhuli othene a elapo
ya vathi .
Para a fé cristã Jesus Cristo não
tem cor da pele,
é como o albino, é de todas as peles
do mundo.
Napwere naparakha t’ottharatthariwa.
Napwere namahala nlitti nawe khannixa:
siso yamukhumelela Yesu.
O albino sendo pessoa de boa sorte é
perseguido,
sendo bondoso recebe uma campa em
superfície,
assim também aconteceu-se com Jesus.
Napwere naparakha,
siso tho Yesu Kristu naparakha àtthu
othene.
O albino é pessoa de boa sorte,
assim também Jesus Cristo é a boa
sorte para todos.
Maria
Eparakha ya onapwere ennùpuxera mahala
othene, ethatuwa yele etokotoko Maria yàkhenlaiye ni Muluku, wera
amuyare napwere /naparakhiha/
namathatxiriha a Muluku, Yesu Kristu.
A sorte da albinia faz lembrar todos os
favores,
toda aquela grande transformação que
Maria recebeu de Deus
para dar à luz Jesus Cristo, o albino
de Deus,
o autor da boa sorte e da riqueza de
Deus.
Mwekristuni onapwere onlikana nihiku na
Pentekoste:
nihiku na eparakha ni nothatxiriha
savaha sa Munepa Wottela.
No cristianismo a albinia é como o dia
de Pentecostes,
dia da boa sorte enrequecedorados dons
do Espírito Santo.
Mwekristuni makhwatta a napwere
anùpuxera makhwatta a Lazaro.
Na fé cristã as chagas do albino
fazem lembrar
as chagas de Lázaro.
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