Quem somos

Em Maúa (Moçambique) uma equipe dos missionários da Consolata fundou o "Centro de investigação macua-xirima" (centro cultural ou de estudo), a fim de entrar no mundo Xirima e estabelecer com ele, uma troca de dons.

La etnia macúa é a mais numerosa no Moçambique (cerca do 47% da população) e está presente em quatro províncias: o Niassa, Cabo Delgado, Nampula e Zambézia. É parte da família bantu e é dividida em vários subgrupos, incluindo o xirima.
Acasa dos missionarios e os locales do centro de investigação são uma estructura muito simples, integrada com o resto dos edifícios da vila.

Deste Centro sairam traduções de textos litúrgicos e catequéticos que culminaram com a tradução e publicação da Bíblia Macua-Xirima ilustrada. Editou textos bilingues para a alfabetização e escolarização: Gramática Macua-Xirima, “Mwana mutthú yowo”: a criança é pessoa (2004). Em 2005, publicou o monumental Dicionário Macua/Xirima-Português e Português-Macua/Xirima. Em 2008 publico a obra antológica, etnográfica “Murima ni ewani Exirima": Biosofia e biosfera Xirima".





Sem comentários:

Enviar um comentário