sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

A vida luta contra a vingança

Muhìnlele ikuhu,
ekumi ennawana ekhotto ni ikuhu.
Não te vingues,
a vida luta contra a vingança.


Introdução

Depois de vários anos de luta armada, Moçambique atingiu a independência no dia 25 de Junho de 1975 A.D. Nem passou um mês daquele fatídico dia, é já a paz celebrada estava de novo em perigo. Efectivamente iniciou logo a acção da oposição em primeiro lugar com a informação através da Radio Kusupa e em seguida com as armas. Era o início da segunda guerra, uma longa guerra civil que se alastrou em todo o país, semeando dores, vítimas, vinganças e destruições em toda a parte. Só depois de 17 anos de lutas intestinas, no dia 4 de Outubro de 1992, a guerra civil acabou com os acordos de paz assinados em Roma.
A preocupação principal da opinião pública nacional e internacional, sobretudo das organizações humanitárias, era como fazer a passagem do clima da guerra, de vinganças ao novo clima de paz, de reconciliação e de perdão. Imaginava-se uma transição difícil e acompanhada de actos de vinganças privadas. Graças a Deus, contrariamente à expectativa geral, no Niassa pelo menos, não foram noticiados casos de vinganças, mas a povoação entrou no clima nacional de paz fluidamente e com vontade firme de manter a paz. Emblemático o seguinte caso. No primeiro conselho paroquial depois dos acordos de paz apresentaram-se todos os animadores das comunidades das duas zonas bélicas. Dentre as comunidades de zona Renamo veio também um animador que tinha participado a um dos últimos ataques à vila de Maúa, durante o qual foram assassinadas várias mulheres com as crianças de colo. Reconhecido pelos animadores da vila, em privado foi chamado e em tom de paz e de respeito foi aconselhado a deixar a reunião paroquial até ao próximo conselho.
Todos, sobretudo nós estrangeiros, nos admiramos em constatar a serenidade e fluidade do processo à normalização. Por esta razão quis indagar bem o que pensa a biosofia e biosfera acerca da vingança e do perdão, descobrir as razões do fundo que motivaram e guiaram o povo xirima ao regresso pacífico e incruento à vida da paz. Qual terá sido o movente principal? A tradição só, a presença da fé cristã sobretudo? Ou as duas juntas?
Já nas primeiras semanas de paz tive a oportunidade de descobrir uma razão básica. Chegando nas bases da Renamo reparei que os comandantes macua não eram equipados como os outros que provinham das províncias do Sul. Um destes últimos deu-me a seguinte explicação: “Padre, os Macua não amam a guerra nem sabem combater na guerra, são alérgicos aos conflitos violentos e cruentos, preferem sentar-se no alpendre das autoridades tradicionais e lá discutirem, dialogarem até atingir o alvo da paz”. Isto fez-me lembrar um comício do Presidente Samora Machel em Cuamba, nos primeiros anos da independência, onde expressou o mesmo juízo do comandante da Renamo para com o povo macua, afirmando que só nas zonas macua a Frelimo não tinha obtido um apoio incondicionado na guerra de libertação.
Era já uma boa pista que porém merecia ser bem analisada. Foi o que fiz, dando aos pesquisadores do Centro o tema: winlela ikuhu/ikukuttua em conformidade com a biosofia e biosfera xirima. Apresento aqui os tópicos principais.


1- A lei do talhão
A lei do talhão é bem conhecida e até lapidarmente formulada no seguintes textos e em parte também psicologicamente analisada: o vingador procura de apagar, satisfazer o seu coração, libertar-se do peso da ofensa que lhe rói o coração. Até a biosofia e biosfera xirima reconhece que às vezes a vingança é fruto de premeditação e programação bem consciente, enquanto que outras vezes é uma explosão instintiva, impulsiva e incontrolada.

Winlela ikuhu mpuwa mwa makholo ahu
ti ottikixa matxipu:
oruwaniwa olelo onattikiwa mweri womalo.
omaniwa olelo onahokoloxera esimana ya omalo.
Wotheriwa olelo onahokoloxera omalo.
Vingar-se para os nossos antepassados é devolver a ofensa recebida:
a pessoa insultada hoje, devolverá o mesmo no próximo mês;
se batida hoje, devolverá o mesmo na próxima semana;
se acusada hoje, devolverá o mesmo amanhã.

Mukhw’á apwexá nitho ná,
ompwexeke nitho nawe.
Se o teu parente te partir um olho,
tu por tua vez parte-lhe o seu.

Winlela ikuhu maino:
nakhuleya nimosa, nnomelela tho nikina.
ti ottikixa isikula/matxipo.
ti wemexa malaxi owatteya òviriwaka.
ti ephatxe enottikixeraniwa.
Vingar-se é como os dentes:
basta cair um que surge logo um outro,
é reverter/inverter a inclinação do capim,
é interpor capim impedindo a passagem,
é como a peneirinha:
devolve-se alternativamente.

Olelo kòhopahulani, omalo ti nyuwo.
Hoje fui eu que te ofendi, amanhã será você.

Ikuhu ori otxipiha mphito khuluwi,
ti omaliha murima khuluwi.
A vingança é fazer desaparecer o trilho de vez,
é apagar o coração completamente.

Winlela ikuku ti opaka itthu sonanara mwayini.
Vingar-se é fazer coisas más de propósito.

Ikuhu khasinarumaniwa,
khasinalaihaniwa nihiku,
Ikuhu sinapakiwa motutuxa.
As vinganças não são mandadas/programadas,
nem se combina o seu dia, realizam-se de repente.


2- Nakuhu -- O vingador
A biosofia e biosfera xirima não conhece só a lei do talhão, conhece também a pessoa vingadora, as suas acções maléficas, o seu comportamento psicológico. Tratando-se de uma atitude perigosa na vida social da aldeia, os textos demoram bastante na descrição dos aspectos negativos e das consequências nefastas. Em síntese, a conotação do vingativo é aos olhos da biosofia e biosfera xirima é clara e categórica: ele é um feiticeiro, a personificação e incarnação do feiticeiro.

Makholo annèra:
nakuhu wuma murima,
mukhwiri onnèra hiho,
khanamòva Muluku.
Nakuhu kharino ikharari,
khanamòna ikwasuni,
ori nanrima/nahatxe,
khanathelaneya, onosempwa,
khanahaya w’anene,
t`owittottopa, t`owisunnuwiha,
ti nemwanomwano,
t`owùluma mekhá,
t’òkhuveya nlumi,
khanatxa ni akhw’awe,
ohinìwa yoleliwa,
onakhwa ni wereriwa,
khanóve etthu,
khanaphukeleya mulattu.
Os antepassados dizem:
o vingador é um perverso,
o feiticeiro faz assim,
pois não tem medo de Deus.
O vingador não tem pena,
não vê o órfão, é invejoso,
não se brinca com ele, evita-se,
não se hospeda na casa alheia,
orgulha-se, é nervoso, é monólogo,
é de língua curta,
não come com o seu próximo,
não ouve o que lhe é dito,
morre sendo tentado,
não tem medo de nada,
o milando dele é insolúvel.

Nakuhu khanattuwala nari khanlevelela,
onlikana ni ole onriha makatxapha a mphakura:
mutthu ole khanamutxa,
orotapanyiwa/orotanyiwa.
O vingador não esquece nem perdoa,
é como aquele que deita cascas de feijão jugo,
não as come, foi provocado.

Ìnlale ikuhu orimwilivela
amalihaka mwinlelo awe
nikhupanyo nawe nari ntokotoko .
Quem se vingou, quis pagar-se,
apagando o seu desejo de vingança,
a ofensa recebida era demais.

Atthu òwinlela ikuhu sakumanelá,
ikhotto khasinamala.
Se os vingativos se encontrarem,
não acabam as lutas entre eles.

Mukwaha wa nakuhu khonìwananeya,
winlela ikuhu onasuwela weyo mekhá.
A viagem do vingativo não se combina,
o plano de se vingar sabes só tu.

Naxariya khanakona mwinli mmosa ni nakuhu;
ephiro ya naxariya khanavira nakuhu,
nakuhu khanahakalala mphironi mwa naxariya.
O justo não dorme na mesma esteira do vingativo;
no caminho do justo não passa
nem se alegra o vingativo,


Efeitos negativos da vingança

Vari ikuhu, yottheka yèmenle’vo.
Onde há vinganças,
a culpa/reato parou aí.

Mpuwa wa makholo winlela ikuhu
khonavaha exariya:
onruha winaniha, munyakunyaku, winlaseya, otapana, orakaliha;
onamwara omusi, ntthoko, onthamwene, murettele velaponi.
Para os antepassados vingar-se não produz justiça,
traz inimizade, barulho, choro, desgraça, aleijamentos;
destrói o parentesco, a amizade, a paz na aldeia.

Winlela ikuhu kahiyene exariya ni murettele,
niwoko kula mutthu onèra: àkitepiha.
Vingar-se não é justiça nem paz,
porque cada um diz:
isto é demais para mim.

Vari ikuhu oyarana khuwavo,
othene ari movelavelani.
Onde há vingança, não há parentesco,
todos estão com sofrimento.

Winlela ikuhu ottharaka murima
t’oriheya atthu:
onawìnlela ikuhu, omwara itthoko.
Vingar-se, escutando o coração,
é perder as pessoas:
quem se vinga, destrói os lares.

Ikuhu wivá ni tho wivaná,
ikuhu murette aya wivaná.
A vingança mata e provoca outras mortes,
o remédio das vinganças produz matanças.

Winleliwe ikuhu yòkhala enakhuma,
siri itapha sa akhwiri,
Onde há vingança, há-de acontecer algo,
são as armadilhas dos feiticeiros.

Vanihukuni winlela ikuhu oxeriha maitho:
nakuhu ahakalalaka nowuma murima,
owinleliwa ikuhu ìkhupanyeraka.
Às vezes a vingança avermelha os olhos:
o vingador a rir sadicamente,
a vítima a lamentar-se.

Ekukuttula ovoreiha murima,
onanariha ekumi yothene ya mutthu.
A vingança faz sofrer o coração,
estraga toda a vida da pessoa.


Imagens da vingança

Ikukuttula ikhove:
ottuwaliha, nto sinòtxeleya.
A vingança é como o sono:
tenta fazer esquecer, mas não consegue.

Ikuhu nsala nnamalela itthu
sikina sùnttaka, sikina simelaka.
A vingança é como a lixeira: aí acabam as coisa;
umas a apodrecer e outras a germinar.

Ikuhu mwithe wa enowa:
wopiha, oluma ni wiva.
A vingança é como a toca da cobra:
é perigosa, morde e mata.

Ikuhu khasinòneya,
nto ovoreya mmurimani,
ntoko nikhala noluttuwa na moro.
As vinganças não se vêem, mas doem no coração
como a brasa ardente do fogo.


3- Vingança e a Justiça judiciária

A biosofia e biosfera não é idealista nem utópica, mas realista e sensata. Mesmo tendo condenado fortemente a pessoa vingativa e as suas acções, sabe muito bem que o coração do mutthu anda os seus próprios caminhos, reconhece as suas fraquezas, por isso do seu realismo matriarcal namúlico tira duas oportunidades para marginar as vinganças e para fazer justiça à vitima da vingança.
Em primeiro lugar, a biosofia e biosfera xirima oferece o caminho judiciário, a ida ao alpendre da autoridade para lá com o diálogo tratar o milando e por fim chegar a uma solução pacífica para o réu e para a vitima. Sobressai nisto a alergia idiosincrásica da biosofia e biosfera xirima para com a guerra, para com os conflitos cruentos, para as soluções individualistas e egoístas, em suma o aspecto fundamental da cultura xirima que sendo cardial, isto é, namúlica matriarcal, lunar e nocturna, opta sempre pela solução que garante a continuação da vida, mesmo depois de umas interrupções trágicas. O alpendre da matriarca e do chefe antes de ser um tribunal, é um lugar sagrado, é um mini-namuli que detêm autoridade e competência suficiente deste e do outro hemisfério para resolver todas as avenças do mutthu. O vingativo usurpa poderes e tarefas alheias sagradas.
Em segundo lugar, a biosofia e biosfera xirima aproveita do rito da iniciação para denunciar e condenar as vinganças, comunicando inúmeros conselhos a todos os iniciandos, castigando fortemente o iniciando já incline à vingança.

Mwene òloka khanìnlela ikuhu muloko awe,
t’onvaha miruku wera atthu ehìnlelaneke.
O rei sábio não se vinga no seu povo,
pelo contrário é ele que aconselha
a não exercer vingança.

Pwaro a mwene t`onamaliha ikuhu s’atthu.
O alpendre do rei é
que acaba as vinganças entre o povo.

Ikuhu mulattu: khonùntta,
nto onimùntta nihiku nle pahi
sinophukiwaya mmutthekoni mwa mwene.
As vinganças são contendas que não apodrecem,
apodrecem só no dia
em que são tratadas no alpendre do chefe.

Watthekeliwá, ohìnlele ikukuttula,
sothesene sinùlummwa w`amwene,
wàseke exariya mmutthekoni pahi.
Se ofendido, não te vingues,
pois tudo se resolve no chefe,
procura a justiça só no tribunal.

Winla ikuhu okhotta wuluma mulattu,
ori wittana exariya,
ikuhu simaleleke khuluwi
mmutthekoni wa mwene.
Vingar-se é negar tratar o milando,
é inimizar-se com a justiça,
as vinganças devem acabar de vez
no tribunal do rei.

Nakuhu onnùpuwela mmurimani mwawe
omaliha mulattu ìnlelaka ikuku,
nto Ikuhu sinnùnnuwiha mulattu,
ti mmutthekoni mwa pwiyamwene ni mwene
sintxipihiwaya’mo sotthekeliwa sothene.
No seu coração o vingador pensa
em acabar o milando com a vingança,
mas a vingança piora o milando,
é no alpendre da matriarca e do rei
que acabam todas as ofensas.

Naxariya khanìnleliwa ikuhu,
nto onnatthara ephiro yowùluma mulattu.
O justo não se vinga
mas segue o caminho de resolver o milando.

Vanìnlelaniwaya ikuhu,
mulattu wòkhala wothe,
nakuhu mulattu awe opisa omala.
Onde há vingança, há também milando,
o milando do vingador demora a acabar.


ikano
Anamwane òwinlela ikuhu annahawa omwalini.
As crianças vingativas sofrem na iniciação.

Winlela ikuhu wikuxa,
ovirikanyiha ikano,
ti ohùluma mulattu mmutthekoni
Vingar-se é orgulho,
é contradizer as normas,
é não tratar o reato no tribunal.

Makholo ahu yànàlela an’aya:
muhiwìnleleni ikuhu yawo anottharattharani.
Os nossos antepassados educavam os seus filhos dizendo:
não deveis vingar-vos naqueles
que vos perseguem.

Makholo yànèra:
muhiwinlele ikuhu amay`inyu
nipele na amay’á ninnamaliha ikuhu.
Os antepassados diziam:
não te vingues na tua mãe,
a mama dela faz acabar a vingança.

Khalai xapi khàpexiwa maitho,
khawakhanle winlela ikuhu, nto olevelelana,
makholo yàri òvilela ni òlevelela.
No passado ao pássaro do mel
não se lhe partiam os olhos:
não havia vingança, mas perdão,
os antepassados suportavam e perdoavam.

Makholo annéra:
olevelelana ni winlela ikuhu
fatari olevelelana kwekwe
Os antepassados afirmam:
entre o perdão e a vingança,
é preferível sempre o perdão recíproco.

Atthu a khalai yànasuwela sa muholo:
ohinlele ikuhu, olevele,
olelo ti miyo kotthekelani, omale ti nyuwo.
Os antepassados sabiam do futuro:
não te vingues, mas perdoa,
pois hoje fui eu que te ofendi,
amanhã serás tu.

Muhìnlele ikuhu,
ekumi ennawana ekhotto ni ikuhu.
Não te vingues,
a vida luta contra a vingança.

Mwatthunaka wunnuwa omutthu womalela,
ikuhu muhiyeke ottai mwekumini mwanyu.
Se quiser crescer até à maturidade,
deixa a vingança longe da sua vida.

Asitith`inyu khanìnleliwa ikuhu,
ari mukhoyi onawerya wotthukani,
nsu naya ninnòpola ni ninnìva wothe.
Os teus pais não devem ser objecto de vingança,
são cordas que conseguem amarrar-te,
a palavra deles pode salvar e também matar.

Muretta khaninleliwa ikuhu,
Mutthu ohitoko omòna, khanìnleliwa ikuhu,
niwoko nlelo khonasuwela murim’awe;
aletto khanìnleliwa ikuhu
niwoko ari anamavira;
naxikhola khonaphwanela omwinlela ikuhu, niwoko orwenle ohusera.
O doente nunca deve ser objecto de vingança.
A pessoa que nunca viste,
não é objecto de vingança,
pois ainda não conheces o seu coração;
não te vingues dos hóspedes, pois são passageiros,
não se deve fazer vinganças no aluno,
porque veio para aprender.

Vatthokoni asitithi ehiwìnlele ikuhu anamwane niwoko khasuwenle etthu.
No lar os pais não se devem vingar nos filhos,
pois não sabem nada.

Ntheli khannalipa ni ikuhu,
niwoko wothelani onàsiwa omusi munyowani.
O casamento não fica sólido com as vinganças, porque no casamento
procura-se nova geração.

Òhitheliwa khanìnleliwa ikuhu,
siso tho mwara a mwanene.
A não casada não é objecto de vingança,
assim também a esposa alheia.

Mwakhalá a ephiro emosa wotothani
muhiwìnleleke ikuhu asikhw’inyu: otapaniha.
Se estiveres na mesma viagem na caça,
não te vingues nos colegas, causa azares.

Wahokoloxeriwá ikuhu,
ohinyonyiwe niwoko waropatxera,
kula etthu eri ni ikuhu saya.
Quando és vitima de uma vingança
não te enerves, porque foste tu a começar:
cada coisa tem a sua vingança.

Otthekeliwe ti mwanene
winlela ikuhu nari olevelelana,
O ofendido é o dono
da vingança como do perdão.

Yohovela kheninleliwa ikuhu,
Ikuhu kheninliwa ohitthekeliwe.
A dúvida não é objecto de vingança,
não se faz vingança sem culpa.

Ikuhu khasinatakihaniwa
niwoko novoreya.
Não se imitam as vinganças,
pois causam sofrimento.


4- Ekuhu ni Muluku/Minepa
Vingança tarefa exclusiva de Deus vingador

A biosofia e biosfera além das duas oportunidades apenas acenadas para marginalizar a chaga das vinganças, apela sobretudo à sua religiosidade e teologia oferecendo assim ao vingativo uma terceira oportunidade e motivação para não se vingar. Julgar segundo justiça e de maneira definitiva e exaustiva é só uma tarefa de Deus, só ele sabe e conhece o coração do mutthu, só ele é víndice absoluto e justo.
Além disso, Deus Namuli, matriarca e genearca da vida, bondoso e generoso, apoia e prefere sempre o caminho do perdão e do diálogo judiciário que os seus intermediários do além e do aquém procuram desenvolver. O vingativo portanto, além de ser fora da lei, arrisca também de ser inimigo de Deus, em outras palavras é um ímpio por contradizer frontalmente o creio e o optimismo básico da teologia matriarcal namúlica, por invadir o tempo e o espaço do futuro que é exclusivamente tempo e espaço de Deus namúlico.

Winlela ikuhu ti ottuwala
wi Muluku ti mphuki mmosaru,
mwanene ettuniya.
Vingar-se é esquecer
que Deus é o único juiz/vingador,
dono do mundo.

Winlela ikuhu ti otthuna owana ekhotto
ni ikhaikhai sa wirimu,
ti omukopela Muluku.
Vingar-se é querer lutar
com as verdades do Céu.
é endividar-se com Deus.

Muluku nakuhú óloka:
khanattuwala etthu,
onnòna sothene sinèreya
ni onathoriha ehuhu yaphiyá.
Deus é víndice justo:
não esquece nada,
vê tudo o que acontece
e julga na altura própria.

Ikuhu sa Muluku khavo onasuwela,
khavo onawerya wemexa nari osempa,
ikukuttula sawe khasintthaweya.
As vinganças de Deus ninguém sabe,
ninguém consegue travá-las nem evitá-las,
sim, das vinganças de Deus não se foge.

Muluku onnasuwela ikuhu sa kula mutthu,
onnawìnlela àttharuxaka mamwene,
ahinalamula phama sene.
Deus conhece as vinganças de cada pessoa,
vinga-se nos reis que não governam bem.

Ale ahinàpankela yorera akhw’aya,
esuweleke wi Muluku onowinlela ikuhu,
àntxereraka mpuh’aya.
Aqueles que não fazem o bem aos colegas,
devem saber que Deus há-de vingá-los
aumentando o gozo deles.

Muluku nakuhu òrera murima ni òloka,
khanamwìnlela ikuhu mutthu òhittheka.
Deus é vingador bondoso e justo,
não se vinga na pessoa inocente.

Òwinleliwa ikuhu pixa murima,
t’onètta ni eparakha ya Muluku,
t’onakhaviheriwa ni minepa,
t’onètta ni atthu.
A vítima de vingança é o bondoso:
anda com a sorte de Deus,
é ajudado pelos espíritos,
por fim anda com a gente.

Ohìnlele ikukuttula,
valaponi watta sorera,
omuroromeleke Muluku Namuli,
makholo arorwana o Namuli:
pixa murima àhòna murima wa enenele.
Não te vingues,
no mundo há muitas coisas boas,
sejas de confiança/fé em Deus Namuli,
os antepassados vieram com ele do Namuli,
o bondoso viu até o coração da formiga.

Winlela ikuhu minepa,
onamwasa nokhw`awe,
minepa khanawananiwa,
mwatthunaka otapana muveheke minepa,
siri miluku sa Muluku Namuli.
Vingar-se dos espíritos
é procurar a própria morte,
contra eles não se luta;
se quiseres ter má sorte, despreza os espíritos,
que são os deusinhos de Deus Namuli.

Minepa khaisininleliwa ikukuttula,
mutholo khonìnleliwa ikuhu,
niwoko ti empa ya minepa.
Os espíritos não são objecto de vingança,
também o Mutholo, porque é a casa dos espíritos.

Munepa onnawerya owínlela ikuhu akumi.
O espírito consegue vingar-se nos vivos.


5- Ekuhu ni Ekristu
Vingança e a Fé cristã
O fenómeno das vinganças, visto em horizonte cristão, recebe condenação definitiva, devido a todo o comportamento de Jesus que sempre perdoou e sempre condenou a vingança: comportamento e ensino que se tornou para os seus discípulos e para a Igreja norma normata normans.
Por um lado Jesus perdoou e exige do seu discípulos o perdão, por outro no fim dos tempos ele será vingador final da história humana e cósmica. A vingança final transcendental não será só teológica mas também cristológica.


Yesu

Yesu khawìnlenle ikukuttula mutthu mmosaru,
nto àhàvekelela àlevelelaka yamukhomenle.
Jesus não se vingou em ninguém,
mas rezou perdoando aos que o crucificaram.

Yesu àhìnleliwa ikukuttuna ni Ayuda
niwoko na evanjelyu awe.
Jesus foi vítima de vingança dos Judeus
por causa do seu evangelho.

Yesu àmwìnlela ikuhu Satana omwako Sinayi:
Satana alokolelaka sawawe,
Yesu àkhulaka sawawe tho.
Jesus vingou-se no Satanás no monte Sinai:
Satanás a falar das suas
e Jesus a contradizer com as suas.

Winlela ikuhu nihittharaka murim’ahu,
nto nihusiho na Yesu,
ti ovarana nyono:
khweli Yesu ànèra:
mwàvekeleleke yawo anopahulani.
Vingar-se não seguindo o nosso coração
mas o ensino de Jesus é abraçar-se/dar-se a mão.
Na verdade Jesus dizia:
perdoai aos que vos afligem.

Yesu t’awòmonle alipa a maronda
mutempuluni mo Yerusalemu,
ìnlelaka ikikuttula ovuwa wa empa ya Muluku.
Jesu expulsou os comerciantes
do templo de Jerusalém,
vingando assim a glória da casa de Deus.

Yesu Kristu nakuhu a exariya
àtthu yènre sorera nari sonanara:
onorowa nihiku nomalihera
owìnlela ikuhu ni wáthorihela
atthu yakhontte malamulo awe,
yawèrenle sonanara asikhw’aya
Jesus Cristo é víndice justo
dos que praticaram o bem e o mal:
há-de vir no último dia a vingar e a julgar
os que negaram os seus mandamentos,
que fizeram mal ao seu próximo.


Ekristu ni Ekereja

Ikukuttyka/ikuhu/ikhunya mpuwa mwekristu
ti etthu yohirera, ti yottheka etokwene,
ti ohirino osivelana/onthamwene/nlevelelo:
mkristu nakuhu khantthara Evanjelyu.
A vigança dentro do cristianismo
é uma coisa feia, é um grave pecado,
é falta de amor/amizade/perdão:
o cristão vingativo não segue o Evangelho.

Wapatisiwá ottuwaleke ikuhu khuluwi,
siriki mwettelo wa satana,
sinavirikana ni mukhalelo wa ekristu..
Se fores baptizado, esquece de vez a vingança,
sendo uma atitude satânica
que contradiz a fé cristã.

Ohìnlela ikuhu, eyo tiyo, olevelelana,
kahiyene wova,
mkristu t’òleva, òwìyeviha ni òvilela:
onimùnnuwihiwa momweneni mwa wirimu.
Não se vingar, isto é, perdoar, não é ter medo,
pois o cristão perdoa, é humilde e paciente:
será exaltado no reino do Céu.

Mukereja khophwanenle winleja ikuhu,
niwoko ti maye/pwiyamwene a ikano sorera:
hatá satana khanawerya
wìnlela ikuhu ekereja,
ti empa ni erutthu ya Yesu.
Na igreja nunca se deve realizar vinganças,
pois é a matriarca de bons conselhos.
Mesmo Satanás não consegue
vingar-se na Igreja,
pois é a casa e o corpo de Jesus.

Olapa nsakramenti nla nnamaliha
ikuhu sothene atthu yùpuwenlaya.
O sacramento da confissão ajuda a acabar
todas as vinganças nas quais se pensou.

Nakuhu Herode mwene owuma murima:
àwínlela ikuhu anamwane o Bethelehemu.
Vingativo foi o cruel rei Herodes:
vingou-se nas crianças de Belém.







Sem comentários:

Enviar um comentário